Wednesday, June 12, 2013

Concentar-se como uma raposa / Focus like a Fox

Quando terminei o curso de Biologia, já lá vão muitos anos, desenvolvi a minha tese de licenciatura sobre a ecologia da raposa. Durante cerca de um ano, fiz radio-telemetria e aprendi muito sobre estes fantásticos carnívoros, numa das mais bem conservadas áreas naturais do nosso país. Mas nada se compara à observação directa destes animais durante uma sessão de caça. Quando detectam uma presa, as raposas ficam completamente imóveis, enquanto, totalmente concentradas e alheias ao que as rodeia, procuram a sua localização exacta por entre as ervas ou sob a terra. Assim que o conseguem, lançam-se num salto que lembra o de um gato, e imobilizam a presa contra o solo. Foi isto que esteve na base da criação de um novo cartão que está, a partir de hoje, disponível na minha Loja CGU. A ideia é que, quando nos encontramos assoberbados de trabalho, devemos procurar comportar-nos como uma raposa: escolher apenas uma coisa à qual nos dedicarmos de cada vez, e concentrar nela todo o nosso esforço para, desta forma, conseguirmos maior produtividade. Eu, "multitasker" confessa, tenho-me esforçado por aplicar esta estratégia, e devo dizer que me tem ajudado bastante.

A long time ago, when I finished my degree in Biology, I developed a thesis project on the ecology of the red fox. Along nearly one year, I radio-tracked these amazing animals in one of the better preserved wilderness areas of my country and learned a great deal about them. However, nothing comes near to a direct observation of these creatures during a hunting session. When a prey is detected, red foxes stand motionless. When they pinpoint the location of the prey, they launch themselves into the air, pinning it to the ground. This is what inspired me to create this new card, which is now available at my GCU store.
The idea is that when you are overloaded with work you should try to behave like a fox and focus: pick just one thing to focus on and you will be able to accomplish more. Being a natural multi-tasker myself, I find this strategy helps me a lot in times of stress.

No comments:

Post a Comment